domingo, 23 de março de 2008

Arroz Doce


Eu não tenho uma receita certa para arroz doce, normalmente faço tudo a olho. Dizem que o meu arroz doce é muito bom...hoje fiz e fui prestando mais atenção ás quantidades para meter aqui a receita.

Ingredientes:
  • 1 copo de arroz carolino
  • 2 litros de leite
  • 2 colheres de sopa de margarina(+/-)
  • casca de um limão
  • sal
  • açúcar qb
  • 6 gemas
Preparação:

Colocar dois copos de água num tacho grande, juntar a margarina, o sal, e a casca de limão, quando a água ferver, juntar o arroz. Deixar cozer 15 minutos com o tacho tapado e lume no mínimo. Quando estiver cozido apagar o lume e deixar repousar no mínimo 5 minutos.
Ferver o leite e juntar aos poucos ao arroz, mexer frequentemente, sempre que começar a enxugar acrescentar mais leite, quando já houver pouco leite, juntar açúcar, até ficar bem doce, deixar cozer mais um pouco. Retirar a casca de limão.
Separar as gemas e coloca-las numa tigela, mexer e juntar arroz doce quente ás gemas, mexer rapidamente, juntar mais arroz e quando estiver tudo bem mexido, vazar a gemada para o arroz doce, mexer rapidamente, até ficar uniforme. Deixar cozer as gemas, provar, se for necessário, juntar mais açúcar, ou leite...deixar sempre cozer mais um pouco entre cada adição.
Quando virem que está com a consistência desejada, retirar do lume e colocar em tacinhas, pires, travessas, o que quiserem. Polvilhar com canela.

rendeu 10 taças generosas.

Dicas:
Podem colocar uma lata de leite condensado e depois ajustar o açúcar (eu hoje tinha meia e coloquei)
Podem colocar um pau de canela ou uma vagem de baunilha.
Não esquecer que o arroz em quente parece mais doce que depois de frio, por isso é preciso abusar um pouco no doce.
Se gostarem do arroz mais cremoso é deixa-lo mais liquido, se gostarem dele mais seco é só deixar apurar mais. Ter atenção e mexer frequentemente para não deixar pegar no fundo.

Com esta base de arroz doce, faço outras variantes, tenho uma que é uma delicia, qualquer dia posto aqui.

Podem congelar as claras e aproveita-las mais tarde em bolos, ou molotoff, farófias, etc...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda ontem me apeteceu tanto arroz doce, mas como não tinha canela fui ao hiper comprar e cedendo à preguiça, comprei um pacote de mistura para arroz doce, tipo só juntar leite. Agora que já só resta uma taça, e agora que vi a tua receita, tenho mesmo que fazer outra vez.

MulherDoAstronauta

BocaDoce disse...

Também já fiz arroz doce light, não é a mesma coisa, mas come-se...cá em casa gostaram muito...fiz para mim e eles é que comeram tudo.lol

qualquer dia faço e meto a receita.