domingo, 23 de março de 2008

Quadrados de Canela

Esta é uma receita minha, criei-a para aproveitar umas claras, o resultado foi tão bom, que é um dos bolos preferidos do meu marido. É muito leve e fofinho, desfaz-se na boca.


Ingredientes:

  • 7 ovos + 6 claras*
  • 500g de açúcar
  • 250g de farinha
  • 200g de margarina
  • raspa de 1 limão
  • 2 colheres de chá bem cheias de canela
  • 1 pitada de aroma de baunilha
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • açúcar para polvilhar
Preparação:

Bater a margarina, batendo sempre, juntar o açúcar, depois as gemas, as raspas de limão, a canela e a baunilha, bater bem e depois envolver a farinha.
Bater as claras em castelo, e envolver aos poucos na massa, por fim o fermento.
Levar ao forno pré aquecido a 200º durante +/- 35 minutos, em tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Espeta-se um palito e se sair limpo retirar do forno.
Deixa-se esfriar uns 10 minutos e corta-se aos quadrados e passa-se por açúcar.

* A quantidade de ovos varia da quantidade de claras que tenho, faço a seguinte conta...por cada duas claras retiro um ovo, sendo o numero total de 10 ovos...como tinha 6 , retirei 3 ovos aos 10, se tivesse 8 claras, retirava 4 e usaria 6 ovos inteiros.

Nunca fiz este bolo com os 10 ovos, mas deve ficar bom, eu baseei-me na receita do meu bolo de chocolate para fazer este, praticamente é a receita dobrada sem o chocolate, com menos margarina e aromatizado com canela, baunilha e limão.

Fazia muito este bolo para levar em viagens.


1 comentário:

Unknown disse...

Deve ser realmente muito bom...