segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Bolo de Chocolate


Este bolo é o preferido na minha casa.
Nem deu tempo para tirar fotos com o bolo inteiro, a minha filha atacou-o mal saiu do forno.
O aspecto não está dos melhores porque tive um pequeno acidente com ele, ao vira-lo no prato, ele está tão fofo que a minha mão ficou lá marcada.eheheh
A minha filha faz hoje anos, queria fazer-lhe um lindo bolo de chocolate com recheio e cobertura, todo xpto, mas o pedido dela foi este..."mãe, quero o bolo de chocolate simples, sem cremes nenhuns"...resultado, fiz-lhe este e fiz um pão-de-ló que ainda falta rechear, amanhã coloco as fotos.
faço este bolo há uns 35 anos, foi uma professora de economia doméstica que deu a receita lá na escola...é um bolo muito macio e húmido, desfaz-se na boca.

Bolo de chocolate

  • 6 ovos
  • 300gr de açúcar
  • 150gr de manteiga ou margarina
  • 150gr de chocolate em barra(Pantagruel de preferência)
  • 150gr de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
Preparação:

Derreter o chocolate (em banho maria, no microondas ou mesmo ao lume com 2 colheres de leite).
Bater a margarina com o açúcar, até virar um creme. Juntar o chocolate derretido e bem liso. Juntar as gemas, de seguida a farinha peneirada com o fermento(vai-se batendo sempre em cada adição) e por fim as claras em castelo firme, envolvendo-as delicadamente com movimentos de baixo para cima, sem bater.
Vai ao forno previamente aquecido a 180º, numa forma de buraco(isso é importante), untada e enfarinhada. Não deixar o bolo cozer demais(no meu forno demora uns 30 ou 35 minutos), logo que se espetar um palito e sair limpo retirar do forno.
Depois de frio podem cobrir o bolo com chantilly ou chocolate , mas é óptimo assim mesmo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bolo de Chocolate...hhhuuummmmmmm.... acho q já comia um... inteiro :D

e acho q não seria a 1ª vez ;)

BocaDoce disse...

Sua devoradora de bolo de chocolate, com 6 anos eras capaz de comer metade só no lanche.

gostaste do menú do dia de anos da tua sobrinha?

BocaDoce disse...

Já deves ter reparado que aumentei a receita, coloquei mais um ovo, assim fica um bolo maior e umas contas mais redondas.

Anónimo disse...

nã me dei ao trab de ler a receita...pq essa eu tb tenho cá em casa

BocaDoce disse...

claro que tens, copias-me tudo.
por falar nisso, tens de me dar algumas receitinhas tuas para a troca.

Anónimo disse...

Olá, fiz este bolo de chocolate como o meu primeiro e ficou muito bom (:

dá pra adaptar a receita da massa, pra outros bolos?

é q queria q ficassem tão fofos como este

BocaDoce disse...

Desculpa só agora responder a este comentário, mas só agora é que vi...dá para fazer sim, eu baseei-me nesse bolo para fazer este: http://omeupecado.blogspot.com/2008/03/quadrados-de-canela.html
uma pequena alteração aqui e ali...experimenta tirar o chocolate e manter os outros ingredientes para ver como fica...podes aromatizar com outras coisas, como raspas de limão, laranja, café solúvel, canela, etc...nada de líquidos, porque se o fizeres vais ter de juntar mais farinha.