segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Doce Pecado

Tinha para aqui umas maçãs que precisava de gastar, então resolvi ir para a cozinha e dar asas a minha criatividade e saiu-me isto:



Os brasileiros chamariam isto de torta, em Portugal acho que não há um nome para isto, basicamente foi um doce feito com uma base de bolo, embebido com a a calda de maçã, maçãs cozidas, leite creme, chantilly, caramelo a untar a forma e a enfeitar o doce.
Toda a gente adorou e achou que não estava muito doce, mas eu como enjoei o açúcar(melhor para mim), não consegui comer, porque para mim aquilo ficou um mel puro, apesar de os outros dizerem o contrário.
Fiquei impressionada com o aspecto do doce ao ser colocado no prato, pensava que se iria desfazer, mas não, parecia um bolo, ficava tudo muito direitinho no prato, as camadas todas no sitio....pena não ter tirado mais fotos.
eu sempre faço este tipo de doces num pirex grande, para durar e porque tenho cá em casa uns gulosos, mas se quiserem podem fazer metade.
suponho que este doce resulte também numa forma de aro, e desenformado depois como um bolo, só que tem de ser com meia dose é claro.
Ingredientes:
  • 8 maçãs
  • açúcar qb
  • pau de canela
Descascar e partir aos pedaços as maçãs, coze-las em pouca água(uns 2 ou 3 copos), com um pouco de açúcar a gosto e um pau de canela, reservar e deixar arrefecer.

Para o bolo:
  • 3 ovos + 2 gemas(as claras vão ser usadas depois)
  • 200g de açúcar
  • 100g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • caramelo liquido qb
Bater as gemas com o açúcar, juntar a farinha com o fermento e por fim envolver as claras em castelo.
untar o pirex com caramelo, deitar a massa e levar ao forno previamente aquecido a 180º, tirar do forno quando estiver cozido(cerca de 20 minutos se não me engano), não se desenforma.


Leite creme:
  • duas saquetas de leite creme instantâneo
  • açúcar qb
  • leite qb
Fazer o leite creme conforme a indicação da embalagem.

Chantilly:
  • 2 pacotes de natas frescas
  • 2 claras
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha(facultativo)
Bater as natas bem geladas, juntar o açúcar colher a colher, depois bater as claras em castelo e envolver nas natas, aromatizar com a baunilha.

Montagem:

Picar o bolo quando frio com um palito, embebe-lo com um pouco da calda de cozer as maçãs, colocar as maçãs por cima, depois fazer o leite creme e espalhar por cima das maçãs. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico umas horas. Cobrir com o chantilly e enfeitar com top de caramelo. Levar ao frio novamente.



7 comentários:

Célia disse...

Uma receita diferente, parabens pela escolha.

BocaDoce disse...

Claro que é diferente, é estreia mundial lol...fui eu que a criei e foi a primeira vez que fiz.

BocaDoce disse...

Já vi muitos bolos embebidos em calda de ananás, mas em calda de maçã nunca vi, não sei como nunca se tinham lembrado antes.
também já vi muitos com palitos de champanhe,palitos la reine e fatias de bolo, mas com bolo feito no pirex não me lembro de ver.
o nome eu dei, por causa da maçã(o pecado original) e do nome do blog.

Anónimo disse...

realmente tem mta bom aspecto... mas p eu fazer cá em casa nã dá...só eu é q o comia...pq p o maridão ou é doce..ou é fruta :S

da proxima vez q cá vieres trazes tu um pirex dele...sempre somos mais a comer ;)

beijos

BocaDoce disse...

Tens um marido cheio de manias...também não posso levar a minha lasanha de batata, porque não gosta de frango, o meu arroz de salsichas, porque só gosta delas grelhadas...tu querias é um marido como o meu, que come tudo o que eu lhe puser à frente.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luciana Macêdo disse...

Uma sobremesa para ninguém reclamar. Delícia!
Bjs!