segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Bacalhau Frito da Mãe


Esta é a receita de bacalhau que se costuma comer na minha casa no Natal, este ano fui passar fora, por isso fiz hoje, Natal sem este prato parece que já não é Natal.
A origem desta receita, foi um passeio que a minha mãe deu para os lados do Sobral de Monte Agraço(se a minha memória não me atraiçoa) e comeu este prato num restaurante, adorou, viu mais ou menos como se fazia e chegou a casa e repetiu a receita, isso foi há muitos anos, perto de 40 talvez...como não gostávamos muito de bacalhau cozido, passou a ser este o nosso prato de bacalhau de Natal.

Ingredientes:

  • Bacalhau demolhado q/b
  • batatas aos cubos
  • ovos cozidos
  • azeitonas
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1,5 a 2 dl de azeite +/-
  • farinha
  • 2 ovos batidos
  • óleo para fritar
Preparação:

Descascar as batatas e parti-las aos cubos, as cebolas e os alhos ás rodelas.
cozer os ovos.
eu costumo tirar as espinhas maiores do bacalhau e dividir as postas em duas, exemplo: barrigas para um lado lombos para o outro, assim cada um escolhe a parte que gosta mais e também porque acho que fica mais bonito, mas podem fazer com as postas inteiras, depois passo-as por farinha e por ovo e frito em óleo.
fritar as batatas, aloirar a cebola com os alhos no azeite.
depois de escorrer as postas de bacalhau num prato com papel de cozinha, passo-as para um pirex ou travessa, cubro-as com as batatas fritas, enfeito com os ovos às rodelas e azeitonas, rego tudo com o azeite a ferver, passado por um passador.
servir logo.
acompanhar com uma boa salada de alface.

O bacalhau assim rende bastante, coloco sempre uma posta para cada um(antes de as dividir em duas) e sobra sempre bacalhau.
o que dá gosto ao prato é o azeite da cebola frita, não deve ter azeite demais nem de menos...esta porção de azeite, é para uma travessa com umas 4 a 6 postas.
podem colocar a cebola por cima se gostarem, ou servirem a cebola à parte, apesar de eu achar que fica muito mais bonito sem.
o bacalhau assim fica muito saboroso para se comer no pão, a minha mãe adorava comer no dia seguinte o que sobrasse, dessa maneira.

Sem comentários: