domingo, 21 de dezembro de 2008

Filhós de Cenoura

Vou deixar aqui esta receita que eu já faço há vinte e muitos anos e que para quem gosta deste tipo de fritos de natal, costumam adorar.
Há uma vantagem desta receita sobre as outras filhós...não ficam duras, ficam macias durante muitos dias, principalmente se as guardarem um caixas.
Podem também congelar, e depois descongelar algumas sempre que o desejarem, por exemplo eu costumo fazer o dobro e depois congelo metade para a passagem de ano.



Ingredientes:
  • 500g de cenouras(peso descascadas)
  • 500g de açúcar
  • 500g de farinha(eu uso branca de neve tradicional)
  • 5 ovos
  • 1 colher de chá de fermento royal
  • sumo e raspa de uma laranja
  • raspa de 1 limão
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela para polvilhar
Preparação:

Cozo as cenouras com água e sal, uns 30 minutos, escorro-as e deixo arrefecer num passador. num alguidar suficientemente grande, coloco as cenouras e trituro com a varinha mágica, depois junto os restantes ingredientes e continuo a bater tudo com a varinha, até a mistura não apresentar caroços e começar a fazer bolhas.

Mistura-se canela com açúcar.
Coloca-se um prato com papel de cozinha, para as escorrer depois de fritas. Um pirex ou 2 para as colocar depois de polvilhadas.

Colocar uma frigideira funda e larga com bastante óleo e meter a aquecer, mas não muito, têm de ser fritas lentamente(mas também não pode estar frio), se não fritam por fora e ficam cruas por dentro. Pelo mesmo motivo não se pode fazer as filhós muito grandes, eu costumo fazer com meia colher (de sopa) de massa, que vou empurrando para a frigideira com o dedo.
Normalmente estas filhós viram sozinhas, por isso é importante que tenha óleo suficiente e se necessário vai-se acrescentando mais se faltar, mas ás vezes é necessário virá-las. Conforme se vão fritando, retiram-se com uma espumadeira e vão-se colocando no prato com papel de cozinha, depois coloca-se outras a fritar e passam-se as primeiras por açúcar e canela e colocam-se no pirex (claro se houver ajuda de outra pessoa para fazer isso melhor) e vai-se repetindo isso até estarem todas prontas.

Observação: são muito fáceis de fazer, parece mais complicado porque coloquei todos os detalhes de como eu faço, mas é bem simples , o único cuidado é mesmo a frita-las.

26 comentários:

Unknown disse...

É verdade esta receita também eu faço há muitos anos e já a dei a muitas pessoas, só que eu passo pelo passevit.Bom NATAL

BocaDoce disse...

Fica bom com a varinha mágica também, foi assim que me ensinaram e é assim que fiz sempre.
já tenho visto várias receitas de filhós de cenoura mas diferentes.
Bom Natal

Nysa disse...

de abóbora já provei, agora de cenoura nao. ficaram com um aspecto maravilhoso. parabéns e continuacao de boas festas ;-)

Kláudinha disse...

bom ano de 2009!!!!!!

Luís Pontes disse...

Os 500g de açucar são todos para a massa ou parte é para polvilhar?

Anónimo disse...

fiz esta receita para expetimentar porque nunca tinha feito fritos de natal e adoramos a massa por fora ficou crocante e por dentro muito fofa são realmente uma delicia muitos parabens

Anónimo disse...

fiz as pernas de frango são mesmo muito boas eu por acaso não sou grande apreciadora de natas por isso pus só um pacote mas ficam muito gostosas

BocaDoce disse...

Tinham mesmo que gostar das filhós de cenoura, elas são mesmo boas.

LPontes o peso do açúcar é para a massa, para polvilhar é a gosto.

Vina disse...

Há já tanto tempo que não recebemos notícias suas...:( Espero que esteja tudo bem consigo, querida Boca Doce. Beijinhos.

Cindy disse...

Boca doce ...Adoro este teu blog,uma maravilha...mas por favor da noticias,esta tudo bem contigo?beijinho..

Anónimo disse...

Deu vontade! Adoraria recebê-la no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça por lá e depois me diga o que achou.
um abraço
Cal Moreira

Anónimo disse...

Conheci a BOca Doce há uns anos, não somos íntimas mas por termos familiares em comun encontrámo-nos varias vezes.
Gosto de visitar este cantinho dela e alterei algumas das minhas receitas por as dela serem realmente melhores, por exemplo a receita de bacalhau com natas é muito melhor do que a que eu fazia, a receita do bolo dos saquinhos fez um sucesso enorme na escola da minha filha, e o bolo pudim... uma maravilha.
Bem mas o meu comentário de hoje tem outro motivo, é que a Boca Doce está doente, muito doente mesmo, por isso vim aqui dar-lhe um beijinho e agradecer-lhe todos os bons petiscos que me ajudou a fazer. Á familia quero deixar tambem um abraço carinhoso e desejar-lhes muita força e coragem.
Graça

Joanina disse...

Eu gosto imenso deste blog, e ja vim aqui varias vezes "buscar" receitas.
Entristece-me muito saber que a sua autora se encontra doente, e desejo-lhe melhoras, muita coragem e fe.
Bj da Jo

Anónimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Helena Teixeira disse...

Olá!
Sonhos sei fazer,rabanadas também.Mas filhoses nao.Andei várias pastelarias e ninguém faz.Ora bolas :( Mas aqui cheguei.Talvez experimente fazer este ano :)

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Janeiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Vamos ca/ontar as Janeiras e comer o Bolo-Rei!”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Janeiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais no dia 29/12 no blog da Aldeia)!

Jocas Natalícias
Lena

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Minha nossa, essa deve ser deliciosa. bem tarecida com a que fazemos no Brasil, chama-se "bolinho de chuva".
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
saudações Educacionais.

Anónimo disse...

MARAVILHOSAS EU FIZ ESTA SEMANA E MESMO UMA MARAVILHA OBRIGADO

Rocio disse...

Espero que eles são tão ricos como eles parecem a verdade é que eu gosto da cenoura, espero que em algum momento eu posso provar isso, mas eu vou continuar comendo kosushi

pipinhaeheh disse...

Olá. Fiz pela primeira esta receita e todos adoraram, a receita rende muito e acabei por dar uma tacinha a uma vizinha que também fartou-se de os gabar. Para o ano vou fazê-los novamente. Só uma pergunta, costuma congelar a massa ou as filhoses já feitas? Obrigada pela partilha.

Susana de Leiria disse...

Olá pipinha,

Pode congelar as filhoses mesmo polvilhadas com açucar e canela. :)

vãnia disse...

Adorei está receita! Obrigado pela partilha.....ficam deliciosas!
Muito obrigado! Bj.

vãnia disse...

Adorei está receita! Obrigado pela partilha.....ficam deliciosas!
Muito obrigado! Bj.

Anónimo disse...

São realmente muito boas eu faço esatamente igual,já esprementei outras,mas esta receita é a melhor, Feliz Ano Novo 2017

Carla disse...

adorei o seu blog... Parabéns!!!

Tixa disse...

Boas
Tenho uma questao, costuma congelar a massa ou elas ja fritas?

Anónimo disse...

Ola, eu sou a irmã da autora, infelizmente já não se encontra entre nós. Mas deixou-nos este cantinho maravilhoso para podermos matar saudades.
São congeladas já feitas.
Beijinhos e boas festas!