sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Bolinhos dos Santos

Esta receita não é minha, mas da minha irmã, ela é que fez, porque mora numa aldeia e lá há a tradição do bolinho no Pão-por-Deus, toda a gente faz estes bolinhos para dar ás crianças e não só, porque os adultos também gostam.
Vou colocar a receita com as quantidades exorbitantes que ela me deu, mas depois reduzo para uma quantidade mais aceitável para fazermos nas nossas casas.



Ingredientes*:
  • 2,5kg de farinha
  • 2kg batata
  • 2kg abóbora
  • 1.5kg açúcar
  • 8 ovos inteiros
  • 1colher de sopa de fermento royal
  • 200gr manteiga
  • raspa de uns 4 limões
  • erva doce em pó e canela a gosto (+/- 1 colher e meia (de sopa) de cada)
  • frutos secos picados, a gosto** (pinhões, nozes, passas, amêndoas, avelãs)
De véspera cozer a abóbora, passar pelo passe-vite e meter num pano para escorrer bem.
No dia cozer as batatas e entretanto num alguidar deitar o açúcar, colocar por cima a manteiga em pedacinhos e a raspa de limão. Passar a batata cozida pelo passe-vite e deitar por cima ainda quente, para a manteiga derreter e o limão libertar mais sabor. Misturar tudo. Juntar a abóbora e depois os ovos. Bater com a batedeira, quando estiver bem batido juntar a farinha com o fermento, a canela e a erva-doce e amassar à mão e finalmente os frutos secos. Se a massa ficar muito dura colocar um pouco de leite aos poucos até ter consistência(a massa fica a colar às mãos, não fica seca, ela colocou para esta quantidade toda, apenas 2,5dl de leite).
fazer bolinhas e colocar em tabuleiros e levar ao forno, de preferência de lenha.

**As frutas é a gosto, há quem meta menos e quem meta mais, depende de quanto queiram gastar, a minha irmã juntou +/- 500g de frutos(a soma de todos).
Quem gostar pode juntar frutas cristalizadas também, tudo picadinho como é óbvio.

Ela não sabe quantos bolinhos fez, tem o cesto cheio, talvez 150 ou mais...por isso acho que um quarto desta receita é o suficiente.

*Pelas minhas contas estes são os ingredientes para uma quantidade adequada a uma casa de família:

  • 625g de farinha
  • 0,5kg batata
  • 0,5kg abóbora
  • 375g açúcar
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (de chá) de fermento royal
  • 50gr manteiga
  • raspa de 1 limão
  • erva doce em pó e canela a gosto (+/- 2 colheres de chá de cada)
  • frutos secos picados, a gosto (pinhões, nozes, passas, amêndoas, avelãs) (+/-150g na totalidade, mas quanto mais levar melhor)

7 comentários:

Elvira disse...

Na minha terra, é uma tradição bem viva. Já tenho tudo pronto para a criançada que me vai bater à porta durante o dia... :-)

Beijinhos.

♥ mesa para 4 disse...

Isso é muito bolinho!!! Ficaram bem bonitos

BocaDoce disse...

Como eu moro perto de Lisboa, aqui não há essa tradição. Quando eu era miúda ia ao pão-por-Deus, mas davam-nos o que tivessem, na sua maioria rebuçados.

Luciana Macêdo disse...

Aqui não temos este costume, mas vou adorar experimentar estes bolinhos.
Bjs!

Anónimo disse...

625kg de farinha.....?

BocaDoce disse...

heheh já emendei.

Nysa disse...

gosto muito de tradicoes e destes bolinhos ;-) pena minha mae nunca ter introduzido esta tradicao cá em casa... beijocas