sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Arroz Doce Light

Eu tenho de evitar o açúcar, mas gosto de comer coisinhas boas, então adapto, foi o caso deste arroz doce.
Não é tão doce como o outro, mas se ficar bem cremoso, fica muito agradável, tanto é que eu faço para mim, mas todos cá em casa acabam por comer.



Ingredientes:
  • 1 copo de arroz carolino
  • 2 copos de água
  • casca de 1 limão grande
  • 1 pedaço generoso de margarina ou manteiga
  • 4 cravinhos
  • 1 pau de canela
  • pitada de baunilha em pó (ou vagem)
  • sal
  • 2 litros de leite
  • adoçante(que dê para ir ao lume) a gosto (depende da marca, eu meti 16 colheres de sopa)
  • 2 ou 3 colheres ( sopa) de açúcar (facultativo)
  • 5 gemas
  • canela
Preparação:

Num tacho coloca-se a água, a margarina, o sal, a casca de limão, o pau de canela, os cravinhos e a baunilha. Deixa-se ferver e junta-se o arroz, mexe-se e quando voltar a ferver, abaixa-se o lume, tapa-se e deixa-se cozer durante 15 minutos. Ferve-se o leite.
Quando acabar o tempo de cozer o arroz, apaga-se o lume e deixa-se acabar de enxugar uns 3 minutos, passado esse tempo, deita-se parte do leite, leva-se de novo ao lume(mínimo), mexe-se e deixa-se cozer uns 5 minutos, deita-se mais leite e faz-se o mesmo e vai-se fazendo isso até levar o leite todo.
Colocar o adoçante e se acharem necessário o açúcar. Retira-se o pau de canela, a casca de limão e os cravinhos.
Colocam-se as gemas numa tigela, mexem-se e junta-se colheradas de arroz quente, mete-se e junta-se essa mistura ao arroz, mexe-se rapidamente e deixa-se cozer mais 2 ou 3 minutos. Prova-se e rectifica-se de adoçante se for caso disso, ou junta-se mais leite se estiver muito enxuto ( não esquecer que este arroz tem de ficar mais liquido que o outro, porque seca mais e porque fica mais agradável assim cremoso que seco).
Divide-se o arroz doce por tacinhas e polvilha-se ainda quente com canela.

Nós em Portugal não temos costume de usar cravinho no arroz doce, os brasileiros é que usam muito cravinho na doçaria, este arroz como fica menos doce eu uso tudo e mais alguma coisa para o tornar mais apetitoso.
O ideal seria fazer o arroz com vagem de baunilha, mas está ridiculamente cara, por isso opto pela baunilha em pó, não se esqueçam que só se pode usar uma pitada, porque senão amarga...eu costumo tirar o pó com a ponta do cabo de uma colher de chá.
O açúcar eu coloquei para não ter de colocar mais adoçante, mas se forem diabéticos ou quiserem mais light não ponham.
Não usei margarina light, mas podem fazer com essa também.

Rendeu 15 tacinhas de arroz doce.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho lá em casa adocante marca Pingo Doce, não sei se pode ir ao lume, isso diz no rótulo?

BocaDoce disse...

acho que já usei desse também...pode ir ao lume.
estou completamente viciada neste arroz doce, já fiz duas vezes seguidas, acabei ontem e já me apetece fazer mais...mas acho que vou fazer maizena com adoçante, também é bom, fartei-me de comer quando fiz o bypass e estava a dieta liquida, tanto um como o outro é excelente para o pequeno almoço e lanche, sempre dá para nos iludirmos que estamos a comer um docinho.

Anónimo disse...

Bem, então vou fazer este arrozinho, que muito me agradou. Apesar de estar no bom caminho para a cirurgia, não é por causa disso que vou desatar a comer.
Obrigada, e faz favor de continuar a postar estas receitinhas bem boas. Olha, já agora, preciso de fazer um entrecosto (piano) no forno, mas gostava de algo novo. Inventa lá qualquer coisinha par mim, pode ser?

BocaDoce disse...

Eu costumo assar assim:
http://omeupecado.blogspot.com/2008/01/entrecosto-assado-cortador.html

não é lá muito diferente...