Ingredientes:
- sobras de arroz carolino (+/- umas duas chávenas( depois de cozido))
- 1 litro de leite
- casca de um limão
- uma colher bem cheia de margarina
- açúcar a gosto (eu coloquei talvez uma chávena)
- 2 gemas
Num tacho suficientemente grande, deitei metade do leite, a margarina e a casca de limão. Deixei ferver e juntei o arroz, mexer e quando levantar fervura reduzir o lume para o mínimo. Ir deitando o resto do leite aos poucos e ir mexendo assiduamente. Quando já se colocou todo o leite, junta-se o açúcar, mexe-se e deixa-se apurar mais um pouco, sem esquecer de mexer e sem deixar pegar, se necessário juntar mais leite.
Numa tigela colocar as gemas e misturar um pouco do arroz quente, mexer rapidamente, juntar mais, voltar a mexer e juntar essa gemada com arroz ao arroz restante(eu retiro a casca de limão antes), mexer rapidamente até não se ver vestígios das gemas, deixar cozinhar mais um minuto ou dois e retirar do lume.
Distribuir o arroz imediatamente por taças/pires/travessa o que quiserem e polvilha-se com canela ainda quente.
Eu faço sempre tudo a olho, não sei ao certo o açúcar que pus, mas como também ninguém sabe o arroz que vai ter, isso inevitavelmente vai variar. Não tem nada que saber, basta provar e vai-se colocando mais até acharmos que está bom, não esquecer que o arroz em quente parece muito mais doce do que realmente fica depois de frio.
O leite é o mesmo, se virem que o arroz está seco, metam mais, quanto mais leite levar, mais cremoso fica, mas claro não pode ficar muito liquido, tem de se ir colocando aos poucos.
Rendeu 7 taças de arroz doce, com uma concha cada uma.
3 comentários:
Esta receita é deliciosa, uma tortura.
Abraços
Obrigado pela receita, eu era uma das que não sabia o que fazer com os restos de arroz de manteiga.
Adorei saber como aproveitar o arroz vou testa agora mesmo.
Aparecida Minas Gerais
Enviar um comentário