domingo, 24 de agosto de 2008

Açorda de Camarão


Ingredientes:
  • 1 saco de 500gr de miolo de camarão( usei 30/50)
  • pão duro Q.B. (usei alentejano)
  • 6 dentes de alho grandes
  • coentros
  • azeite
  • sal
  • piripiri
  • molho tabasco(ou outro picante)
  • 1 colher de sopa bem cheia de creme de marisco em pó
  • 2 gemas
Preparação:

Descongela-se o miolo de camarão(pode ser em água).
Corta-se o pão ás fatias e coloca-se numa tigela.
Coloca-se um tacho com água ao lume com sal(não pode ser muito porque a água vai ser utilizada) e piripiri, quando ferver junta-se o camarão, mal levante fervura retira-se os camarões com uma espumadeira e joga-se parte da água por cima do pão até ficar bem embebido.
Descascam-se e esmagam-se os alhos, pica-se parte dos coentros.
Num tacho deita-se azeite e fritam-se os alhos e os coentros, mas sem alourar demais. Junta-se o pão e mexe-se, caso necessário junta-se mais água de cozer os camarões. Dissolve-se o creme de marisco num pouco de água, junta-se ao preparado e envolve-se, deixa-se apurar mexendo frequentemente. Prova-se e rectifica-se o sal e se necessário coloca-se tabasco até ficar picante a gosto.
Coloca-se o miolo de camarão já cozido, depois já fora do lume as gemas e polvilha-se com coentros picados, e já na mesa envolve-se tudo.
Servir acompanhado de um bom vinho verde gelado.



Dica: Se fizerem com camarão com casca ainda fica melhor. Nesse caso ao descascar, aproveitem as cabeças e coloquem-nas a ferver mais um pouco(uns 5 minutos) na água que cozeu o camarão. Depois passem com o passe-vite. O caldo obtido ficará mais saboroso e nem será preciso colocar o "creme de marisco".

Esta porção dá para 3 pessoas ou 4 pessoas, depende do pão que meterem.
Por incrível que pareça, gosto bastante e foi a primeira vez que fiz, foi preciso a minha filha provar e gostar, para eu me resolver a fazer.
Ficou muito saboroso, já tenho comido muito pior em restaurantes. É para repetir muitas vezes.

3 comentários:

Anónimo disse...

nhami... mesmo com o calor se come este petisco. Tem bom aspecto e babei só de ler.

BocaDoce disse...

É daquelas coisas que uma pessoa gosta e que pede sempre que vai ao restaurante, quando é tão fácil e muito mais barato fazer...mas que não faz porque pensa que é difícil, ou então porque acha que não vai ficar nada de jeito.
Desta vez fiz com pão alentejano, mas acho que nem é preciso, outro pão serve.

Rocio disse...

meu irmão tem um restaurante e prepara este prato delicioso. Eu acho que o seu restaurante esteja previsto nas 10 melhores restaurantes em moema. Eu espero que você vai saber.