- 2 postas de bacalhau
- 1 cebola grande picada
- 1 ramo de salsa
- 6 colheres bem cheias de farinha
- 6 ovos
- 1,5dl de caldo de cozer o bacalhau
- 3 colheres de sopa de vinho branco
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 folha de louro
- sal
- pimenta
- óleo para fritar
Cozer as postas de bacalhau* demolhado, em água com uma folha de louro, reservar o caldo. Desfiar o bacalhau.
Colocar o bacalhau desfiado, numa tigela grande. Picar a cebola e a salsa muito bem picadas e juntar ao bacalhau. Temperar com bastante pimenta. Juntar a farinha, e envolver tudo muito bem. Juntar os ovos e mexer. Regar com o caldo de cozer o bacalhau, o vinho branco, mexer. Temperar com um pouco de sal(não esquecer que o bacalhau pode estar salgado), molhar o dedo e provar, se necessário colocar mais um pouco de sal e pimenta.
Aquecer o óleo e fritar ás colheradas. frita-se de um lado, viram-se e fritam-se do outro, retiram-se e colocam-se a escorrer num prato com papel de cozinha, depois transferem-se para uma travessa.
Servir ou como petisco, ou como refeição, acompanhadas com salada e arroz de feijão, de legumes ou de tomate.
Se estiver muito espesso, coloquem mais um pouco de caldo, se estiver muito liquido coloquem mais farinha.
O aspecto das minhas pataniscas são diferentes das que vejo para aí, ficam tipo as filhoses, mais cheias.
O meu marido adora, mas é raro eu fazer. Hoje fiz com arroz de feijão, mas normalmente faço para ele, que gosta de as comer acompanhadas com café de cafeteira, bem quente.
podem fazer apenas metade da receita, porque sobrou bastantes...
eu costumo fazer tudo a olho, hoje fiz a fui anotando os ingredientes...foi a primeira vez que meti vinho branco, não notei grande diferença, não sabem a vinho, estão muito boas.
*Eu cozi o bacalhau com uma folha de louro, mas não deixei a água ferver, quando estava quase a ferver, baixei o lume, tapei e deixei cozer assim 5 minutos, depois apaguei o lume e deixei o bacalhau ficar no caldo meia hora, só depois retirei e desfiei, o bacalhau assim desfaz-se em lascas muito mais facilmente, porque não fica tão seco.
3 comentários:
adoro pataniscas de bacalhau (e também de polvo) mas nunca fiz porque achava que devia ser muito complicado.
afinal não é!
tenho de experimentar um dia destes!
É muito fácil, e muito boas.
eu até faço tudo a olho, com mais ou menos bacalhau e ovos...até dá para aproveitar restos de bacalhau cozido...nesse caso junta-se água em vez do caldo.
Nunca comi de polvo, vou ter de experimentar.
Com restos de frango também devem ficar boas.
aprendi a fazer pataniscas com a minha avó q as fazia sempre dessa maneira para ficarem cheiínhas, tanto q nem gosto delas de outra forma (: com salsichas as rodelinhas, feijão verde, atum ficam óptimas
Enviar um comentário