sábado, 31 de maio de 2008

Iscas de Cebolada

Muita gente não gosta de figado, mas eu gosto muito.
Hoje fiz de maneira diferente e estava uma maravilha...há muito tempo que não comia umas iscas tão boas, muito macias, desfaziam-se na boca.

Ingredientes:
  • Iscas
  • alhos laminados
  • 2 cebolas ás rodelas
  • louro
  • vinagre
  • vinho branco
  • pimenta
  • margarina
  • sal
  • batatas
Preparação:
Temperam-se as iscas umas horas antes, com sal, bastante pimenta, muitos alhos, louro, vinagre e vinho branco.
Descascam-se as batatas e metem-se a cozer em água e sal durante +/- 20 minutos.
Fritam-se as iscas escorridas(reserva-se a marinada), mais os alhos e louro, numa frigideira com margarina( rapidamente porque o fígado cozinha muito rápido e se cozerem muito enrija). Retira-se as iscas e reserva-se tapadas para manterem-se quentes.
Fritam-se as cebolas no molho das iscas, caso seja necessário junta-se mais margarina ou um pouco de azeite.Tempera-se a cebola com um pouco de sal. Deixa-se a cebola amolecer, mexendo de vez em quando. Quando a cebola estiver cozida/mole junta-se a marinada e deixa-se apurar. Junta-se as iscas à cebolada, mexe-se e retira-se imediatamente do lume e serve-se com as batatas cozidas ou fritas.



As iscas pedem bastante tempero e não devem cozer muito.

Eu não recomendo congelarem as iscas, ao descongelar perdem o sangue todo e depois o molho não tem graça nenhuma...comprem para fazer no dia ou nas vésperas de as fazerem.

Eu gosto mais de iscas de vaca, mas podem fazer o mesmo com iscas de porco, isso é uma questão de gosto.

Não coloquei quantidades, porque isso depende do numero de pessoas.

5 comentários:

Anónimo disse...

As «iscas de fígado de cebolada» foram levadas para Lisboa por ILHAVOS ou GALEGOS mas aqueles parece andarem no Tejo desde a Idade Média... e este prato faz parte da gastronomia Ilhavense...

Antonio Angeja

Unknown disse...

Eu pessoalmente gosto tanto desse prato que ás vezes digo ás raparigas: eu se pudesse comia-vos o fígado :-p

Hugo Ferraz disse...

Está a marinar... Cheira-me que vai ficar bom. Obrigado pelas dicas

Hugo Ferraz disse...

Está a marinar... Cheira-me que vai ficar bom. Obrigado pelas dicas

EC disse...

Boa tarde ,
Alguem pode dizer quanto tempo podem as iscas ficarem em marinada ate serem fritas ?