quinta-feira, 17 de abril de 2008

Donas Amélias

Nada melhor que uma receita tradicional portuguesa, para estrear as minhas formas de silicone.
As Donas Amélias é uma receita da ilha Terceira nos Açores e que eu retirei daqui


Ingredientes:
  • 250g de manteiga
  • 500g de açúcar
  • 4 ovos
  • 4 gemas
  • 3 colheres de sopa de mel de cana/melaço
  • 200g de farinha de milho
  • 1 pitada de canela
  • açúcar em pó quanto baste
Preparação:

Adicionar os ingredientes e bater à mão por ordem escrita.
Untar as formas e polvilhar com farinha de milho.
Levar a assar no forno pré aquecido a 180º, até espetar um palito e sair seco.
desenformar depois de frios e passar pelo açúcar em pó.



Importante não esquecer que as Donas Amélias batem-se à mão(quero dizer com isso, com colher de pau)

Como li em outras receitas que as Donas Amélias levam passas, coloquei 5 em cada uma, li também que leva casca de laranja cristalizada(cidrão) mas como não aprecio não coloquei.

Rendeu 21 Donas Amélias.
É muito fácil de fazer.

Adorei as formas de silicone , são uma maravilha, como foi a primeira vez que as usei, tive de as untar, mas para a próxima nem preciso e para desenformar é uma maravilha...a partir de agora vou dar-lhes muito uso, coisa que eu não fazia com as outras normais.

11 comentários:

sofia disse...

as formas de silicone são uma invenção fabulosa ;)

Luciana Macêdo disse...

Sua receita chegou na hora certa.Tenho um pouco de farinha de milho que sobrou de um biscoito que fiz e preciso usá-la com urgência...agora já posso. Vou fazer.
Bjs!

pipoka disse...

Eu estou completamente rendida ao silicone. Já anotei esta receita que muito agradou à minha costela açoriana!

BocaDoce disse...

Nas formas pequenas vale realmente a pena, nas formas grandes não sei.
olha faz, porque estas queijadas são muito boas...húmidas e macias e para gulosos...para quem não gosta de coisas muito doces, recomendaria reduzirem um pouco o açúcar.
Qualquer dia faço filhoses de forno, também dos Açores...não sou de lá, nem nunca lá fui, mas gosto de doces típicos.

Manuela disse...

Que bom ver uma receita da minha terra aqui :)

Este doce foi feito para oferecer à Raínha D. Amélia quando ela visitou a Ilha Terceira e em homenagem à raínha ficou com o nome dela.

As queijadas ficaram tal e qual as fazemos cá!!!

BocaDoce disse...

Eu tive o cuidado de ver fotos das queijadas para ver como eram.
costumo usar margarina nos bolos, mas até fui de propósito comprar manteiga dos Açores para fazer as queijadas...queria saber o real sabor desses doces típicos daí.
Para a próxima coloco cidrão também,apesar desta receita não ter...é capaz de dar um contraste interessante.

Manuela disse...

Pois ficaram tal e qual as de cá!
:)

Um dia destes faço a minha versão.

BocaDoce disse...

Eu nunca tinha comido, mas adorei e o meu marido também...é receita a repetir muitas vezes...só lhe vou retirar um pouco de açúcar para a próxima, em vez de 500g vou colocar apenas 400g.
são umas queijadas fáceis de fazer e são deliciosas...não sei porque são desconhecidas no continente, uma coisa tão boa.

Manuela disse...

Olá!
Vou colocar hoje no meu blog a receita original das Donas Amélias. Vou referir que existem outras versões igualmente boas e vou colocar uma indicação para cá. Espero que não se importe :-)

nélia disse...

eu sou a Nélia,sou natural da Terçeira e vivo actualmente em Paris.Adoro as Donas Amélias e gostava de as fazer mas nao encontre o mel de cana gostava de saber se posso fazer com outro mel,obrigado pelas receitas boa noite até sempre.

Marco disse...

Alguém sabe a receita das queijadas amelias caretas que vendem em angra no forno ?
Estou viciado alguém me ajuda