quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Berbigão de Cebolada

Adoro berbigão, é o marisco dos pobres, mas um dos mais saborosos.
Esta é a maneira que a minha mãe fazia, lembro-me de uma certa altura, que era todas as semanas o nosso jantar aos sábados, 4kg berbigão porque nós éramos pessoas de muito alimento.
o meu pai também gosta muito, mas se tinha azar de encontrar o primeiro com areia, já não comia...melhor para nós, mais sobrava.eheheh

Ingredientes (para 2kg +/- de berbigão):

  • Berbigão
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 1 lata pequena de tomate pelado
  • 1 folha de louro
  • sal
  • pimenta
  • azeite


Preparação:

Colocar o berbigão de molho em água com bastante sal, umas 4 horas...depois passar por várias águas, para tirar a areia.

Descascar as cebolas e os alhos e cortar tudo ás rodelas finas.
numa caçarola aquecer um pouco de azeite, colocar as cebolas e os alhos a refogar, sem no entanto deixar alourar, só mesmo até a cebola amolecer, nessa altura colocar o louro e o tomate, emborrachando-o com a mão...deixar cozer apenas uns 5 ou 10 minutos, temperar com um pouco de sal(não esquecer que o berbigão já é salgado)e pimenta.
entretanto num tacho ou caçarola, colocar uma porção de berbigão sem água, tapar e deixar abrir uns minutinhos, retirar com uma escumadeira para outro recipiente e reservar...abrir mais berbigão...quando já estiver tudo aberto, e transferido para o pirex, jogar a cebolada a ferver por cima...servir de imediato.
Acompanhar com pão, um bom vinho verde, ou cerveja.

Eu faço assim e não à espanhola, onde o marisco abre dentro da cebolada...como deita sempre muita água, desta maneira fica escorrido.

Dica:Podem substituir o berbigão por ameijoas.
Não abrir os bivalves todos de uma vez, porque assim demoram mais tempo a abrir e ficam mais tempo ao lume, tornando-se mais rijos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Andas a tratar-te bem... sim senhora!!!!

BocaDoce disse...

tenho que aproveitar quando posso.

José do Nascimento disse...

Pode ser uma boa ideia abrir os bivalves separadamente da cebolada, mas não desperdicem a água que eles deitam, num arroz ou açorda, esse líquido é ouro gastronómico.

Unknown disse...

Adorei a dia de aproveitar a agua dos bivalves.Tenho um blogue também rosquinhasdavovodepaleto.blogspot.com

Unknown disse...

Adorei as dicas e a receita.também tenho um blogue vovodepaleto.blogspot.com