quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bifes de Cebolada

Sei que há outras maneiras de fazer bifes de cebolada, mas foi assim que aprendi a fazer com a minha mãe.


Ingredientes:
  • 4 bifes grandes do acém*(pode ser redondo ou comprido)
  • 2 cebolas grandes
  • 4 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 1 lata de tomate pequena, ou 2 tomates maduros
  • margarina qb (podem substituir por azeite)
  • sal
  • pimenta
  • piri-piri (facultativo)
Preparação:

Descascar e cortar as cebolas e alhos ás rodelas. Num tacho colocar camadas de cebolas, alhos, tomate e bifes, temperar com sal, pimenta, piri-piri, colocar margarina aos pedaços e levar ao lume, quando começar a ferver, reduzir o lume para o mínimo e tapar, deixar cozinhar uns 40 minutos.
Acompanhar com batatas cozidas ou fritas.

Os bifes para fazer cebolada têm de ter gordura, se não tornam-se secos, por isso uso os do acém.
Coloquei na receita, 4 bifes, mas podem ser mais ou menos, depende do numero de pessoas para quem os cozinharem. Não esquecer que ás vezes os bifes encolhem bastante, por isso normalmente coloco um bife a mais se os bifes não forem grandes.

*Sei que no Brasil também há acém, suspeito que não corresponda à mesma peça de carne em Portugal, ou então é cortada de outra maneira...
edit:pelo que vi em fotos aí se chama entrecôte/bisteca, aqui entrecôte é a mesma carne mas com osso, a chamada costeleta de novilho.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tens uma lata...primeiro vais fazer queixinhas e depois dizes que não és má...será que tens mesmo uma filha??? Duvido porque uma mãe jamais faria com que isso acontecesse. Se fosse a tua filha?? ficavas de braços cruzados?? Foi com a winnie e com a risonha se fosse comigo as coisas n ficavam assim...Se os teus amiguinhos são peritos em entrar no computador de terceiros acredita que eu tb conheço gente dessa...e não era dificil descobrir quem és...
Para que n restem duvidas sou a Andreia Campos Ribeiro.
Aproveita e faz queixa aos amiguinhos...porque ai ia gostar de te ver nas primeiras páginas dos jornais. Tenho pena de ti...tão baixa..n por andares nos sites que andas, cada um é livre mas usares crianças para te vingares de adultos.

BocaDoce disse...

Mas quem é que entrou no computador da winnie? ela é que tinha tudo na net.
Não dei nem nicks, nem links nem nomes, nem dela, nem do fórum..com uma busca no google eles deram com tudo e mais alguma coisa sobre ela...a net é um perigo e muitas pessoas ainda não se deram conta disso e expõem-se demasiado.

BocaDoce disse...

Mas quais crianças? deves pensar que o chupa-mos é um parque infantil...apesar de parecer às vezes.eheheh
Eu não controlo ninguém,não tenho esses poderes, cada um é responsável pelos seus actos...
Eu ando lá desde 2003, já fui moderadora lá, já bani muitos,já tive e tenho muitos inimigos,se eles pudessem já me tinham feito o mesmo, a mim e aos meus...só que eu tenho cuidado e não me exponho da maneira que elas fizeram.