terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sopa de puré de feijão com arroz




Ingredientes:

  • 1/2 litro de feijão encarnado
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • 2 tomates pelados de lata
  • chouriço de carne(um pedaço ou inteiro)
  • 3 cravinhos
  • sal
  • arroz
Preparação:

Colocar o feijão de molho de véspera, ou escaldar* na altura, depois de escolhido coloca-lo na panela de pressão, com água, a cebola com os cravinhos espetados, o chouriço, o dente de alho descascado, o sal e o azeite. Deixar cozer(o tempo depende da marca da panela, a minha basta 7 minutos). Depois do feijão cozido e de toda o vapor ter saído, abre-se a panela, retira-se o chouriço, e passa-se o caldo com o feijão, a cebola depois de se retirar os cravinhos e o tomate, pelo passevite. Depois de tudo passado, volta-se a colocar o chouriço, e junta-se as cenouras(em 1/4 de rodelas), coloca-se a panela ao lume, e vai-se mexendo de vez enquando para o puré de feijão não se pegar ao fundo, coze-se a cenoura uns 20 minutos e junta-se o arroz, deixa-se ferver apenas 5 minutos....rectifica-se de sal, apaga-se o lume, deixar o arroz terminar de cozer(uma meia hora no mínimo) antes de servir.

Dica: Outra variante é passar metade do feijão e deixar os outros inteiros.

*Para escaldar o feijão, colocar o feijão já lavado e escolhido dentro da panela de pressão com água, tapar e levar ao lume, quando começar a apitar apagar o lume, esperar que o vapor saia todo, depois abrir, deitar a água fora e depois cozer o feijão como indicado em cima.
Dizem que basta deitar água a ferver por cima e deixa-lo demolho nessa água durante 10 minutos, mas eu ainda não experimentei e continuo a fazer como a minha mãe me ensinou.

esta sopa eu tenho nas minhas memórias de infância, a minha tia chamava-a de sopa de chocolate, e convidou-me para a comer, parecia mesmo de chocolate, agora imaginem a minha decepção quando levei a colher à boca.ehehe
não tenho a certeza se levava cenoura ou não e acho que me enganei a comprar o feijão, não me parece nada encarnado, de qualquer maneira está muito boa, comi uma tigela enquanto escrevia esta mensagem.

3 comentários:

Anónimo disse...

já a mãe não me convencia a comer a sopa dela...e acho que também não me convences... não fosse eu não gostar de sopa de feijão...

hehehhe

risonha disse...

eu gosto muito de sopa e gostei desta versão
já está anotada para fazer um dia destes.

BocaDoce disse...

Eu bem tinha razão, o feijão com que eu fiz a sopa era catarino e não feijão encarnado, eu logo vi pela cor...