Vou colocar a receita com as quantidades exorbitantes que ela me deu, mas depois reduzo para uma quantidade mais aceitável para fazermos nas nossas casas.

Ingredientes*:
- 2,5kg de farinha
- 2kg batata
- 2kg abóbora
- 1.5kg açúcar
- 8 ovos inteiros
- 1colher de sopa de fermento royal
- 200gr manteiga
- raspa de uns 4 limões
- erva doce em pó e canela a gosto (+/- 1 colher e meia (de sopa) de cada)
- frutos secos picados, a gosto** (pinhões, nozes, passas, amêndoas, avelãs)
No dia cozer as batatas e entretanto num alguidar deitar o açúcar, colocar por cima a manteiga em pedacinhos e a raspa de limão. Passar a batata cozida pelo passe-vite e deitar por cima ainda quente, para a manteiga derreter e o limão libertar mais sabor. Misturar tudo. Juntar a abóbora e depois os ovos. Bater com a batedeira, quando estiver bem batido juntar a farinha com o fermento, a canela e a erva-doce e amassar à mão e finalmente os frutos secos. Se a massa ficar muito dura colocar um pouco de leite aos poucos até ter consistência(a massa fica a colar às mãos, não fica seca, ela colocou para esta quantidade toda, apenas 2,5dl de leite).
fazer bolinhas e colocar em tabuleiros e levar ao forno, de preferência de lenha.
**As frutas é a gosto, há quem meta menos e quem meta mais, depende de quanto queiram gastar, a minha irmã juntou +/- 500g de frutos(a soma de todos).
Quem gostar pode juntar frutas cristalizadas também, tudo picadinho como é óbvio.
Ela não sabe quantos bolinhos fez, tem o cesto cheio, talvez 150 ou mais...por isso acho que um quarto desta receita é o suficiente.
*Pelas minhas contas estes são os ingredientes para uma quantidade adequada a uma casa de família:
- 625g de farinha
- 0,5kg batata
- 0,5kg abóbora
- 375g açúcar
- 2 ovos inteiros
- 1 colher (de chá) de fermento royal
- 50gr manteiga
- raspa de 1 limão
- erva doce em pó e canela a gosto (+/- 2 colheres de chá de cada)
- frutos secos picados, a gosto (pinhões, nozes, passas, amêndoas, avelãs) (+/-150g na totalidade, mas quanto mais levar melhor)
7 comentários:
Na minha terra, é uma tradição bem viva. Já tenho tudo pronto para a criançada que me vai bater à porta durante o dia... :-)
Beijinhos.
Isso é muito bolinho!!! Ficaram bem bonitos
Como eu moro perto de Lisboa, aqui não há essa tradição. Quando eu era miúda ia ao pão-por-Deus, mas davam-nos o que tivessem, na sua maioria rebuçados.
Aqui não temos este costume, mas vou adorar experimentar estes bolinhos.
Bjs!
625kg de farinha.....?
heheh já emendei.
gosto muito de tradicoes e destes bolinhos ;-) pena minha mae nunca ter introduzido esta tradicao cá em casa... beijocas
Enviar um comentário